De onde vem: República das Bananas

De onde vem: República das Bananas

O Termo "Republica das Bananas" é usado para descrever países politicamente instáveis, porém suas origens remontam ao Imperialismo comercial  de empresas Norte Americanas na Costa Rica, em Honduras e na Guatemala, as primeiras das "Republicas das Bananas"!

A Batalha econômica das Republicas das Bananas

www.fertilmente.com.br - Vagão de transportes da Standard Fruit Company na Costa Rica
Vagão de transportes da Standard Fruit Company na Costa Rica
Com o advento da revolução econômica ocorrida nos Estados Unidos, principalmente depois da Segunda Guerra mundial e no decorrer da Guerra Fria, diversas companhias deste país se tornaram extremamente poderosas, acumulando riquezas que ultrapassariam em volume a renda de alguns pequenos países.
E foi neste cenário que se desenvolveram as duas maiores produtoras e importadoras de frutas dos EUA (em especial Bananas, um produto muito apreciado no mercado Norte Americano) United Fruit Company e Standard Fruit Company.

www.fertilmente.com.br - United Fruit Company em uma logomarca antiga
United Fruit Company em uma logomarca antiga
A luta pelo controle do comercio de frutas extrapolava os Estados Unidos, tendo estas duas empresas se estabelecido em pequenos países da América Central, elas passavam agora a influenciar de maneira permanente e as vezes até cruel as decisões politicas destes países, buscando sempre interesses comerciais.



Então de onde nasceu o termo Republica das Bananas

O termo Republica das Bananas foi cunhado na batalha comercial que se travava entre as grandes importadoras Norte Americanas, e representava os países que forneciam as frutas, e que eram basicamente subjugados pelo poder econômico das grandes corporações.
Usado no passado como um termo pejorativo (até hoje não se considera um elogio), ela descrevia um pequeno aglomerado de nações que era explorado por tais companhias.
Veja Também: Especial Coreia:Zona desmilitarizada da Coréia e 10 métodos de tortura aterrorizante e 10 Curiosidades sobre Star Wars
Na atualidade porem o termo Republica das Bananas ja foi expandido, representando situações em que o governo atua de forma a "desgovernar", corrupta ou tendenciosa, também descreve países de economia frágil, exportadora de produtos simples ou de origem extrativista e com sérios problemas politico/econômicos/sociais.





O poder da fruta no início do século 19

O mercado da fruta no inicio de 1900 era extremamente lucrativo, quando Lorenzo Dow Baker em 1870, capitão da Escuna Telegraph, iniciou seu transporte da Jamaica para portos Norte Americano, o fazia com uma margem de lucro de 1.000%
Veja Também: 10 animais diferentes que você não conhecia e A História do Teatro Moderno e 10 piores carros de hoje, ontem e sempre
A popularidade da Banana como forma barata e nutritiva de alimentar muita gente se espalhou, mas foi quando Minor C. Keith, milionário e empresário de ferrovias começou a plantar Bananas ao lado das obras de sua nova ferrovia na Costa Rica para produzir comida para seus operários que as coisas tomaram uma nova dimensão.
www.fertilmente.com.br - Minor C. Keith
Minor C. Keith

Ainda em 1870 Keith fundou o que seria a base de uma mega indústria de frutas que viria a ditar as políticas sociais e econômicas dos países da América Central, tendo seu ápice no golpe de estado contra o presidente de Honduras, substituindo ele por um governo mais "Cego" à situação do monopólio econômico e político.

Além de Honduras, Guatemala, Costa Rica, outros países também sofreram o subjugo das multinacionais da fruta Norte Americana, e receberam então a alcunha de Republica das Bananas, algumas destas empresas  chegaram a ter exércitos particulares, como no momento do golpe contra o Presidente Hondurenho, contrário a intervenção constante e desastrosa dos conglomerados de fruta no país.





A Internacionalização das Republicas das Bananas

www.fertilmente.com.br - Bandeira da Slovênia com uma banana representando a "Republica da Banana"
Bandeira da Slovênia com uma banana representando a
"Republica da Banana"
Hoje o termo Republica das Bananas é mundial, e descreve exatamente o que nós conhecemos, o descontrole governamental, a desgovernança e a corrupção acentuada de instituições publicas para conglomerados internacionais.

É também uma forma de protesto contra pessoas que ao corromperem as instituições, transformam seus países em Republicas de Banana.






SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário