De onde vem: República das Bananas


O termo "Republica das Bananas" é usado para descrever países politicamente instáveis e, normalmente, localizados na região das Américas.
Ela define um país de economia frágil, exportador de produtos simples ou de origem extrativista e com sérios problemas politico/econômicos/sociais.
A origem se da com a introdução da Banana no mercado Norte Americano através de Lorenzo Dow Baker em 1870, capitão da Escuna Telegraph, ele inicialmente trazia as bananas com um lucro de 1.000%, comprando a preços banais na Jamaica. 

Minor C. Keith
A popularidade da Banana como forma barata e nutritiva de alimentar muita gente se espalhou, mas foi quando Minor C. Keith, milionário e empresário de ferrovias começou a plantar Bananas ao lado das obras de sua nova ferrovia na Costa Rica para produzir comida para seus operários que as coisas tomaram uma nova dimensão.
Ainda em 1870 Keith fundou o que seria a base de uma mega indústria de frutas que viria a ditar as políticas sociais e econômicas dos países da América Central, tendo seu ápice no golpe de estado contra o presidente de Honduras, substituindo ele por um governo mais "Cego" à situação do monopólio econômico e político.
Além de Honduras, Guatemala, Costa Rica, e outros países também sofreram o subjugo das multinacionais da fruta Norte Americana, que chegaram a ter exércitos particulares no momento do golpe contra o Presidente Hondurenho.



SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário