O Exército de Terracota, o protetor do primeiro imperador

Os soldados de Terracota 


Os soldados de terracota foram redescobertos em 1974 por agricultores na cidade Chinesa de Xi'an, na província de Shaanxi. Eles se depararam com túneis enquanto faziam buracos para construir poços artesianos.

Os soldados de terracota são na verdade parte de um ritual funerário para o primeiro imperador Chinês Qin Shi Huang, e sua função seria proteger sua alma em sua pós vida, para tal contavam com um exército de soldados de Terracota bem preparado e armado, que incluía cavalaria, arqueiros e inclusive bigas de batalha.

Quin Shi Huang

Sua história começa como um herdeiros do estado livre de Qin, assumindo o trono aos 13 anos, inicia uma série de reformas que iriam transformar seu pequeno país em uma pequena potência militar, com o passar dos anos, foi responsável por diversas conquistas militares, empreendendo uma campanha militar como por muitos anos não se vira no território da China.
www.fertilmente.com.br - Retrato pictórico de Qin Shi Huang, primeiro imperador e unificador da China
Retrato pictórico de Qin Shi Huang, primeiro imperador
e unificador da China

Deu inicio a seu reinado como Imperador da China por volta de 259 a.C. data em que fui oficialmente funda da a famosa dinastia Qin após ter conquistado os outros estados livres da China, tornando-se uma lenda viva.

Durante seu reinado muitas obras foram realizadas, entre elas estava a construção de uma massiva rede de rodovias por todo o império Chinês, a unificação das diversas cidades-muralha em uma unica muralha conhecida hoje como A Muralha da China, reformas econômicas profundas, a padronização de diversas medidas, e finalmente, de um imenso mausoléu, que teria como parte principal, o exército de Terracota.



O Mausoléu de Qin Shi Huang

Não se engane com a grandiosidade do exército, já que ele era apenas uma parte de todo o mausoléu de Qin Shi Huang, sua estrutura total era de uma grandiosidade que até sua data não havia nada para competir com ele em toda a China (A exceção da Muralha da China, mas mesmo esta ainda ficaria em construção por mais algumas gerações de imperadores).


www.fertilmente.com.br - Representação moderna do que se acredita tenha sido a dimensão total do Mausoléu de Qin Shi Huang
Representação moderna do que se acredita tenha sido a dimensão total do Mausoléu de Qin Shi Huang

De acordo com relatos e estudos por ultra-som, o mausoléu é uma obra de aproximadamente 98 km quadrados (Aproximadamente 13.800 campos de futebol) parcialmente sob a terra, seu mausoléu incluía uma maquete gigante de seu reino, com rios de mercúrio que dariam a impressão de movimento, um palácio imperial para seu pós vida, e um exército de terracota que faria sua proteção no pós vida.

O Exército de Terracota, o protetor do primeiro imperador Chinês

Terrracota significa literalmente "Barro cozido", é na verdade uma técnica bastante simples de trabalhar argila em que se molda o material na forma desejada, e depois coloca-se a peça para cozinhar em fogo relativamente fraco, criando um intermediário entre a cerâmica e o barro, é uma técnica considerada barata porém bastante eficaz.
Processos industriais devem ter sido criados para produzir um exército tão grande, que incluía diversas patentes militares distintas com características diferenciadas como posição dos membros, detalhes nas armaduras, rostos e até tamanhos.

Os soldados eram divididos de acordo com suas patentes e funções, e identificados por seus equipamentos e também por seus cortes de cabelo.

www.fertilmente.com.br - Uma das formas de reconhecer a patente, além das vestes e das armas, era o estilo de coque, técnica usada na antiga China e replicada nos soldados de Terracota
Uma das formas de reconhecer a patente, além das vestes e das armas, era o estilo de coque, técnica usada na antiga China
e replicada nos soldados de Terracota

Todos carregavam consigo armas de verdade, os soldados com espadas de Bronze, os arqueiros com arco e flecha (das quais sobraram apenas as pontas das flechas, mais de 400.000 na verdade), os oficiais estavam todos em uma mesma sala, dando a entender que esta seria uma espécie de "sala de inteligência".



Os valores não são exatos, pois muito se perdeu em abalos anteriores tanto de causas naturais, como de causas humanas, pois a tumba já fora saqueada pelo menos uma vez antes de ser redescoberta, mas estima-se que haviam ali mais de 8000 estátuas de terracota divididas entre pelo menos três salões diferentes e com diversas hierarquias e funções, haviam inclusive civis.
www.fertilmente.com.br - Soldado de Terracota reconstruído e pintado com o que acredita-se fossem suas cores originais
Soldado de Terracota reconstruído e pintado com o que acredita-se
fossem suas cores originais

Eles eram originalmente pintados, dando um ar de realismo maior, atualmente, devido ao tempo e a degradação natural das tintas, apenas alguns traços das pinturas originais podem ser encontrados neles, porém as cores variavam do azul ao vermelho vibrante.

As Covas e suas dimensões

A Cova 1 continha 230 metros de comprimento e 62 metros de largura, e continha mais de 6 mil unidades de terracota, ela tinha 11 corredores com aproximadamente 3 metros de largura, pavimentada e suportada por pilares de madeira, aparentemente este modelo era usado para representar os palácios dos nobres da época.

A Cova 2 tinha unidades de cavalaria, infantaria e carros de combate, acredita-se que representava a guarda Imperial.

A Cova 3 representava o posto de comando, com diversas figuras representando oficiais de alta patente e um carro de combate.

A Cova 4 estava vazia, provavelmente não houve tempo de termina-la antes da morte do Imperador, outra possibilidade é ter sido saqueada já nos primeiros anos da construção da mesma.

www.fertilmente.com.br - Os soldados ficavam todos de prontidão, olhando para os domínios do Imperador, sua função seria guarnecer e proteger seu reinado no pós vida
Os soldados ficavam todos de prontidão, olhando para os domínios do Imperador, sua função seria guarnecer e proteger seu reinado no pós vida

Outras covas fora do complexo de covas do imperador também foram escavadas, e continham figuras de charretes, cavalos, comediantes, acrobatas e outros civis, além de operários.

O Tamanho da Obra do Mausoléu de Qin Shi Huang

A obra é uma gigantesca prova de poder do primeiro Imperador, é também uma obra pública gigantesca até mesmo para os dias de hoje, a movimentação de terra, operários e recursos é algo fora do padrão até mesmo para sociedades modernas, recriar a estrutura para a construção de tal obra nos dias de hoje iria sem dúvida ser algo custoso e extremamente complexo.



De fornos para cozinhar o barro, artistas para desenhar detalhes diferenciados para cada uma das peças, pintores, além de construtores, que precisariam fazer uma area gigantesca de obras no subterrâneo, o exército de terracota, e principalmente o Mausoléu de Qin Shi Huang é sem dúvida uma das grandes obras da humanidade.


Veja Também: A muralha subterrânea da China e A Zona desmilitarizada da Coreia e Como eram treinados os soldados Espartanos

Construídos pelo primeiro imperador Chinês a mais de 2 mil anos atrás, o exército de terracota é uma obra que ainda hoje surpreende e encanta por seu tamanho e proporções épicas.


Outras Imagens 




www.fertilmente.com.br - Na imagem o rosto de um oficial do exército de Terracota, reconhecido pelo Coque
Na imagem o rosto de um oficial do exército de Terracota, reconhecido pelo Coque

www.fertilmente.com.br - Além de cavalaria, o exército também contava com carruagens de batalha e uma carruagem toda em Bronze, acredita-se, que para o Imperador
Além de cavalaria, o exército também contava com carruagens de batalha e uma carruagem toda em Bronze, acredita-se, que para o Imperador.

www.fertilmente.com.br - Existiam pelo menos 4 rostos diferentes para os soldados, os Generais contavam com máscaras próprias.
Existiam pelo menos 4 rostos diferentes para os soldados, os Generais contavam com máscaras próprias.


Fontes

www.wikipedia.org
SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário