Bajau, o povo que vive em alto mar

Bajau, o povo que vive em alto mar

Navegando por águas cristalinas encontramos sobre um recife uma comunidade inteira de pessoas que vivem, trabalham e produzem sem nenhum contato com terra firme, o povo Bajau é um dos poucos remanescentes de um estilo de vida tão diferenciado que a maioria de nós não reconheceria. 

Crianças com até 4 anos pescam com as próprias mãos lagostas, peixes, moreias e outros animais marítimos, navegando em canoas improvisadas ou extremamente artesanais tradicionalmente feitas de um único tronco escavado, os Bajau aprendem a se locomover desde muito cedo com suas canoas. 


Foto de Ng Choo Kia - Crianças usam uma canoa tipica para pescar
Foto de Ng Choo Kia - Crianças usam uma canoa tipica para pescar
Suas casas são palafitas construídas sobre recifes em alto mar na região da Malásia, conhecidos como nômades do mar, o termo na verdade é um pouco incorreto, já que os Bajau possuem locais aonde se fixam, mas de fato, uma parcela da sociedade Bajau mora em seus barcos ou em casas flutuantes como se fossem ilhas, o que, de certa forma, os garante mobilidade.

O Território do povo Bajau é o destacado em verde, os Bajau são conhecidos como Nômades do mar, e vivem na região da  Malasia.

Uma vida de mar sem terra

Os Bajau aprenderam a viver sem acesso a grandes vastidões de terra, vão apenas eventualmente para trocar peixes e frutos do mar por produtos que precisem como arroz, madeira ou itens básicos de higiene, suas vidas se passam praticamente toda nas Pirogas (Canoas esculpidas em um unico tronco) e suas casas flutuantes ou construídas sobre recifes em alto mar.


As Crianças Bajau

As crianças Bajau são também um caso a parte, sem nacionalidade e sem escolas, a perspectiva destas crianças é basicamente viver a vida da mesma forma que seus pais, pescando, realizando pequenas trocas com as vilas próximas e tendo seus filhos sob as mesmas condições que seus antepassados.

Foto de Ng Choo Kia - Crianças Bajau aprendem a pescar muito cedo, na imagem duas crianças pescam uma lula
Foto de Ng Choo Kia - Crianças Bajau aprendem a pescar muito cedo, na imagem duas crianças pescam uma lula

Embora cercadas por ambientes impressionantes e belos, os Bajau não dispõe de educação nem de direitos, portanto suas vidas são muito próximas de uma estilo de vida considerado por nós como miserável.

Foto de Ng Choo Kia - As canoas Bajau são tradicionalmente feitas de uma unica tora esculpida
Foto de Ng Choo Kia - As canoas Bajau são tradicionalmente feitas de uma unica tora esculpida

 Bajau, um povo sem pátria

Inicialmente os Bajau são refugiados das Filipinas, negados uma identidade nacional nas Filipinas, estes refugiados se estabeleceram nas ilhas adjacentes aos territórios das Filipinas e da Malásia, se tornando um povo independente destes países.



Esta situação porém tem um lado triste, uma vez que a eles fora negado uma nacionalidade, eles vivem como um povo sem pátria, não existem passaportes nem documentos nacionais em nenhum país próximo, o que os torna além de refugiados, um povo sem pátria e sem direitos internacionais básicos.

Veja também
O castelo de Predjama na Eslovênia é o lugar aonde as lendas acontecem
Dashrath Manjhi, o escavador de montanhas

Sem direito a ter uma residência em solo firme, eles não tem acesso a nenhum serviço público como educação, saúde ou segurança.

Ng Choo Kia - Crianças Bajau brincam em ponte simples feita de uma unica taboa sobre o mar
Foto de Ng Choo Kia - Crianças Bajau brincam em ponte simples feita de uma unica taboa sobre o mar

Ng Choo Kia - Menina sentada em pilhas de madeira em sua casa sobra a agua, os Bajau praticamente não tem acesso a terra firme, podendo contar apenas com algumas micro ilhas ao longo de seu território
Foto de Ng Choo Kia - Menina sentada em pilhas de madeira em sua casa sobra a agua, os Bajau praticamente não tem acesso a terra firme, podendo contar apenas com algumas micro ilhas ao longo de seu território

Ng Choo Kia - Comunidades inteiras vivem em palafitas, casas flutuantes ou barcos, os Bajau não tem construções e terra firme
Ng Choo Kia - Comunidades inteiras vivem em palafitas, casas flutuantes ou barcos, os Bajau não tem construções e terra firme

Links

SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário