HeLa - A Primeira célula Humana Imortal

HeLa, A Célula humana imortal!

Ah, a imortalidade, almejada por muitos mas acredite, de certa forma ela já foi encontrada pelo ser humano, pelo menos em parte e pasmem, foi obtida graças a um Câncer que matou sua hospedeira, Henrietta Lacks.
www.fertilmente.com.br - Celulas HeLa vistas em um microscópio
Células HeLa vistas em um microscópio

Quem era Henrietta Lacks

www.fertilmente.com.br - Henrietta Lacks enquanto viva
Henrietta Lacks enquanto viva
Nascida no Sul dos Estados Unidos em 1920, Henrietta Lacks era uma lavradora de tabaco, trabalhando no campo a maior parte de sua vida no campo. 
Sua vida bastante simplória porém esconde a verdade, já que se tornara um dos nomes mais famosos da biologia moderna, e tudo isso graças a um pequeno caroço na altura do útero que viria a tirar sua vida, mas de certa forma revolucionou o processo de pesquisa de células humanas.
Com um tipo extremamente raro de Câncer que tinha como principal característica uma reprodução extremamente rápida, Henrietta Lacks foi buscar tratamento, tendo amostras de seu tumor enviadas para diversos laboratórios dos EUA para uma análise mais apurada e, justamente por este fato, hoje Henrietta Lacks é uma das pessoas mais famosas na biologia humana moderna.




Seu tumor tirou sua vida de maneira brusca e rápida, levando-a a óbito com apenas 31 anos de idade, mas deixou para um mundo um legado que até hoje auxilia pesquisadores na busca de curas para doenças das mais diversas.

Células HeLa

Bom, agora vamos explicar exatamente do que se trata o legado de HenriettaConhecido por células HeLa, o material obtido do Câncer de Henrietta é uma linhagem de células humanas que é basicamente imortal, e esta característica é obtida por dois motivos básicos.
O primeiro é uma mutação muito específica nos Telômeros deste câncer, que deram a esta linhagem celular uma característica de não decaimento, ou seja, mesmo se reproduzindo muitas vezes, elas não tem a característica degradação que é comum em todos os animais que conhecemos hoje (por isso, literalmente envelhecemos) e segundo.
Veja Também: O Frankenstein que realmente existiu e Pando:O ser Vivo mais imortal e 10 métodos de tortura atormentadores
Seu metabolismo extremamente acelerado faz com que elas se reproduzam de maneira extremamente rápida, dadas as condições ideais para tal.

Então, embora não vivam para sempre, as células do tumor de Henrietta Lacks se reproduzem muito rápido e não se degradam, dando a elas o que pesquisadores chamam de característica de imortalidade.




Atualidade das Células HeLa

Mantida viva em condições laboratoriais e propagada pelo Dr. George Otto Gey (que também desenvolveu a metodologia de conservação da célula), se tornou a primeira de uma linha de células humanas amplamente utilizadas para pesquisa e desenvolvimento da medicina em campos que variam de vacinas, pesquisa genética a tratamentos contra o câncer por exemplo.


www.fertilmente.com.br - Células HeLa vistas por um microscópio de alta resolução, estas células vem são basicamente imortais, mas mataram sua hospedeira
Células HeLa vistas por um microscópio de alta resolução, estas células vem são basicamente imortais, mas mataram sua hospedeira
As primeiras vacinas da Poliomielite, por exemplo, foram amplamente testadas nas células HeLa, pesquisas para cura de AIDS, cânceres diversos, efeitos da radiação em tecidos humanos, enfim, uma infinidade de experimentos são realizados usando as células HeLa, que possibilitaram pesquisas perigosas e modernas sem a utilização de cobaias humanas.
Na época de sua coleta, materiais descartados (como as amostras iniciais por exemplo) eram de propriedade do médico e da instituição que este representa, hoje, porém, por questões éticas e morais estes usos costumam requerer pelo menos uma autorização do paciente em vida.
www.fertilmente.com.br - Células HeLa vistas em altíssima resolução
Células HeLa vistas em altíssima resolução
Por fim, são amplamente utilizadas em pesquisas que buscam aumentar a longevidade humana, visto que este é um processo e uma meta para a espécie humana a muitas gerações, e que de certa forma e por acidente, só conseguiu ser alcançado por Henrietta Lacks, ou pelo menos uma pequena parte dela.



Curiosidade: Uma nova vida

Curiosamente, as células HeLa passaram recentemente a ser consideradas uma “nova forma de vida” devido a sua imensa capacidade de reprodução e seu grande número de estruturas não humanas (no caso, estruturas biológicas diferentes das encontradas em células exclusivamente humanas), recebendo até um nome para si,  Helacyton gartleri é como  Leigh Van Valen a batizou.
O que se provou um problema em alguns laboratórios, contaminando outras amostras inclusive

Curiosidade 2: Origem do nome original

A Origem do nome original da Célula, HeLe, é uma junção das Iniciais de Henrietta Lacks
SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Ola Império! Que bom que leu!
    Resumindo, são células cancerigenas que se reproduzem tão rápido que 1 - Não morrem e 2 - Estão mutando

    ResponderExcluir