Hienas e seus matriarcados violentos

Hienas e seus matriarcados

Maiores e mais fortes do que o sexo oposto, ambas competem pela dominação de seu grupo, com brigas violentas e sangrentas que por vezes resulta em morte, outra característica comum é seu membro sexual, que alem de ficar ereto durante as brigas (apresentando até 20 centimilímetros de comprimento), costuma ser um simbolo de dominação, ou seja, quanto maior melhor.
Você deve estar achando que erramos no gênero do texto quando escrevemos "ambas", só que não caro leitor e/ou leitora, estamos falando das Hienas!



Hienas e sua origem

Embora dividam muitas características com animais da família dos Canídeos (família dos lobos, cachorros domésticos e similares) ela apresenta muito mais semelhanças genéticas com a família dos Felinos
Veja Também: 13 fatos curiosos sobre o Beija-Flor e Pando, o maior e mais velho organismo vivo do mundo e Top 10 PIORES carros para se comprar 
www.fertilmente.com.br - Hiena fêmea amamentando, e seu clitóris um pouco desenvolvido
Hiena fêmea amamentando, e seu clitóris um pouco desenvolvido
Fruto da evolução de uma extinta família evolutiva de nome Viverravidae, as Hienas formavam uma gama muito maior de sub-espécies, mas que por serem péssimas corredoras, e comedoras de carne mole, acabaram por competir por nichos com outras espécies mais adaptadas, em especial os Felinos, mas também os Canideos em outros habitats como o Europeu, o que levou a extinção a maioria das sub-espécies e em muito destes habitats, deixando apenas as que se adaptaram.
As sub-raças que restaram foram as mais adaptadas a se alimentar de carniça, ossos e partes duras, tornando fama de carniceira das Hienas um fato real, mas também sendo este o motivo de sua sobrevivência até os dias atuais.

Matriarcado das Hienas

Extremamente violentas, as Hienas fêmea são as protagonistas no mundo das Hienas, dominando pela força os bandos que podem atingir até 40 membros, algumas características físicas também diferenciam as fêmeas dos machos, sendo uma das rara espécies em que a fêmea é visivelmente maior que seus membros masculinos, uma característica única entre os mamíferos.

Infanticídio, Canibalismo e morte em família.

www.fertilmente.com.br - Filhotes de Hiena costumam ser muito violentos, com brigas que podem levar a morte eles e seus irmãos.
Filhotes de Hiena costumam ser muito violentos, com brigas
que podem levar a morte eles e seus irmãos.
Desde muito novos as hienas já nascem propensas a violência, os bebes já nascem com olhos abertos (grande parte dos bebes mamíferos precisa de tempo para o completo descolamento das pálpebras) e com dentes formados. É comum, nos primeiros meses de vida que irmãos se matem entre si, e em situações de fome, ja que as fêmeas só tem dois mamilos para alimentar a prole, o canibalismo também é praticada por eles.
Veja Também: HeLa, as células de Câncer que são imortais e O Dr Frankenstein que existiu de verdade e Como eram treinados os Guerreiros Espartanos
Outra característica que inclusive é citada por estudiosos como o motivo das fêmeas serem visivelmente maiores que os machos é o infanticídio, machos buscam constantemente matar os filhotes das fêmeas como forma de torna-las férteis mais rápido, permitindo assim um novo cio e menos competição para suas necessidades alimentares.




Hermafroditismo e o super clitóris.

Embora todas as hienas sejam hermafroditas (ambos os órgãos sexuais estão presentes em todas os sexos), eles não conseguem realizam a troca de funções (macho engravidar e fêmea ser o pai por exemplo), porém acredita-se que em algum momento adaptação evolutiva se fez necessária.

www.fertilmente.com.br -  Comparativo dos órgãos sexuais da hiena fêmea e da hiena macho
Comparativo dos órgãos sexuais da hiena fêmea e da hiena macho


As Hienas fêmea são as portadoras das maiores mudanças entre as hienas, e nada chama mais a atenção do que seus clítoris deveras avantajado, apresentando membros maiores até do que o dos machos mais bem "dotados", criando assim uma situação bastante inusitada.

A relação entre os sexos também é envolta em dificuldades, por ter o parto no mesmo canal em que mantem relações sexuais, e por este canal ser extremamente longo, as Hienas fêmea passam por muita dor no parto, e é comum aos filhotes morrerem asfixiados (aproximadamente 30% morrem no parto por asfixia, para os primeiros partos o número sobe para 60%), tamanha a dificuldade que estas fêmeas passam em seus partos.

A Testosterona é um hormônio normalmente associado a membros do sexo masculino entre os mamíferos circula em concentrações maiores nas fêmeas do que nos machos, o que indica que de fato, as fêmeas possuem diversas características que as tornam únicas no reino dos mamíferos.




Curiosidades

1 - As Hienas não possuem senso de caça apurado, preferem comer carniça deixada por outros animais ou roubar a caça de outros.

2 - O clitóris de uma fêmea pode atingir 20 centímetros de comprimento, maior do que o da maioria dos machos.

2 - Praticamente todos os membros de sua espécie são Hermafroditas, ou seja, nascem com membros sexuais de ambos os sexos, muito embora seus tamanhos sejam a principal característica que diferencia o macho da fêmea.

3 - Hienas praticamente não emitem sons, seu gargalhar é a unica forma sonora de comunicação do grupo, e normalmente indica que encontrou comida, todo o resto é feito por gestos e atitudes visuais.

4 - A reprodução de uma hiena leva em média 100 dias, e os filhotes nascem com olhos abertos e dentes totalmente formados.

Fontes:

https://en.wikipedia.org
https://africageographic.com/
Veja Também: 
HeLa, as células de Câncer que são imortais 
O Dr Frankenstein que existiu de verdade 
Como eram treinados os Guerreiros Espartanos
13 fatos curiosos sobre o Beija-Flor 
Pando, o maior e mais velho organismo vivo do mundo
Top 10 PIORES carros para se comprar 

SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: