Top 13 fatos interessantes sobre os beija-flor

O Beija-flor é tido como uma ave frágil e dócil, mas é fato que é uma ave surpreendente, sendo no reino das aves uma das mais impressionantes devido a sua extrema especialização, o que de forma prática, a transformou em uma ave extremamente diferente das demais.



1 - Dismorfismo Sexual 

Os beija-flores seguem um padrão de dismorfismo sexual diferenciado entre sua própria espécie, em algumas sub-espécies por exemplo, os machos são muito menores que suas fêmeas, em outras tem tamanhos similares, entretanto nas que o tamanho do corpo é similar, é comum a fêmea ter bico muito mais alongado, para assim poder buscar alimento (néctar) em flores mais compridas.
Veja Mais: Conheça 10 animais como você nunca viu antes e Como eram treinados os Soldados Espartanos e Conheça a célula humana que se tornou imortal

2 - Uma ave sempre faminta

Devido a sua extrema especialização e baixo peso, o beija-flor precisa comer constantemente, enquanto acordado a ave precisa se alimentar a cada duas horas sob pena de vir a morrer! É a ave que esta entre as com mais rápido metabolismo.



3 - Visão apurada

Esta pequena ave desenvolveu uma das visões mais amplas entre todas as aves, sua visão periférica é a melhor entre todas as aves, e sua visão central é uma das com maior resolução entre seus irmãos, garantindo que a ave reconheça com rapidez quase imediata o movimento mais suave a seu redor, esta é uma adaptação necessária principalmente ao voo pairado!

4 - Voo pairado

Enquanto ainda é comum ver aves voando um "pairado" contra o vento, o beija-flor conseguiu criar músculos não só fortes mas também adaptados ao voo pairado real, o que garante a esta pequena ave se deslocar também para os lados e para trás com quase a mesma agilidade e precisão com que paira para frente.

5 - Metabolismo acelerado

Com excessão de alguns insetos, o beija-flor, enquanto em voo, tem o metabolismo mais rápido do reino animal, seu batimento cardíaco pode atingir incríveis 1.260 batimentos por minuto e uma taxa de respiração de 250 vezes por minuto, outra curiosidade é que durante o voo, a taxa de consumo de oxigenio pelo músculo desta pequena ave é comparativamente 10 vezes maior do que a de um atleta de elite!

6 - Beberrão de primeira

Como sua comida tem também muita água, o beija-flor chega a consumir até 5 vezes seu peso em água, seus rins por outro lado são altamente especializados, realizando a filtragem em volumes surpreendentes para manter o peso do animal sempre inalterado, esta rápida eliminação de água pode ser contida de acordo com a disponibilidade (ou não) de água por curtos períodos, a noite por exemplo.



7 - Estabilidade cirúrgica

Em testes em túneis de vento, os beija-flor conseguiram manter-se sempre em voo pairado estável ajustando de maneira ágil suas caudas e batimento das asas, suas cabeças se mantiveram sempre estáveis e mesmo com a aplicação de rajadas a ave se manteve sempre na mesma posição.

8 - Torpor

O torpor é uma forma de o beija-flor conservar energia durante a noite ou em momentos em que o alimento não esta facilmente disponível, assemelhando-se ao "hibernar" dos ursos, o torpor varia de espécie para espécie e também das condições em que ele ocorre, durante o torpor noturno os batimentos cardíacos que estavam na casa dos 1.000 batimentos por minuto passam para algo como 50 a 180 batimentos por minuto, a temperatura corporal também sofre uma drástica redução dos 40 graus celsius para aproximadamente 18 graus.
Veja Mais: Veja 10 criaturas do mar profundo que você nunca viu antes e Conheça as 10 armas de guerra que poderiam ter sido, mas não foram e Era um Barril o primeiro submarino militar do mundo

9 - Dieta Noturna

Durante uma noite de sono um beija-flor entra no citado torpor, mesmo assim, após uma noite de sono a ave perdeu cerca de 10% de seu peso!

10 - Longevidade

Para aves com metabolismo tão acelerado, os beija-flor apresentam-se extremamente longevos, com algumas espécies chegando a atingir 10 anos de vida, em comparação o Musaraia (uma espécie de pequeno roedor) vive aproximadamente 2 anos e tem uma fração dos batimentos diários de um beija-flor.

11 - O menor de todos

O beija-flor abelha é a menor ave do mundo medindo cerca de 5 cm.

12 - As aranhas adoram eles

Algumas espécies gostam de usar teia de aranha, ou mesmo a seda do bicho da seda para unir seus ninhos, servindo como um ótimo meio de manter o material do ninho unido.

13 - E como sai? 


Embora seja o menor ovo dentre todas as aves, é, proporcionalmente a ave com maior ovo a ser colocado em relação a seu tamanho, além do mais, um ovo precisa ser chocado de 14 a 23 dias.




SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário