O Teatro moderno e suas origens

O Teatro moderno e suas origens

A História do teatro é difícil de ser definida em poucas palavras, uma vez que a sociedade humana sempre teve rituais e eventos que de certa forma misturavam o rito espiritual com o lúdico, criando eventos e festivais, mas aqui tentamos resumir ao máximo o tema, aproveite!

Para nossa sociedade moderna, o teatro é definido como apresentações que tendem a representar histórias, sejam elas reais ou imaginadas por quem as criou.




A Origem do teatro moderno

O Teatro como o conhecemos hoje teve sua origem na Grécia Clássica, com as famosas Tragédias Gregas ou Tragédias Atenienses, elas eram executadas nos Anfiteatros que constituíam-se de um palco com arquibancadas em formato circular e crescente.


www.fertilmente.com.br - Os Anphiteatros Gregos foram os primeiros estabelecimentos ocidentais  a divulgar o teatro de maneira institucionalizada e popular.
Os Anphiteatros Gregos foram os primeiros estabelecimentos ocidentais
a divulgar o teatro de maneira institucionalizada e popular.
Estas estruturas eram usadas para diversas atividades culturais e religiosas como cerimônias, funerais e principalmente, teatro.

A Crescente influencia Grega fez com que os Anfiteatros, Teatros abertos e cercados por arquibancadas, fossem espalhados por diversas culturas locais, incluindo os Romanos, que mais tarde aperfeiçoariam a cultura do Teatro adicionando seus próprios elementos.




O teatro na Roma antiga

www.fertilmente.com.br - Um anfiteatro Romano e suas estruturas subterrâneas
Um anfiteatro Romano e suas estruturas subterrâneas 
Como uma nação de conquistadores, os Romanos espalharam sua cultura por todo canto em que passavam, e a cultura dos teatros Romanos passou a fazer parte de diferentes povos em diferentes partes do território conquistado.
Veja Mais: Bajau:O povo que vive no meio do oceano e Conheça a verdadeira história sobre a Republica das Bananas e Conheça HeLa - A Primeira célula humana imortal
Muito similar aos os teatros Gregos em alguns aspectos, os Romanos inseriram uma série de artifícios para poder aproveitar melhor estas estruturas, túneis sob o palco, telhados de tecido e diversas outras facilidades foram inseridas nos teatros Romanos visando maximizar o uso destas estruturas e, melhorar as apresentações.

Um outro detalhe dos teatros Romanos era a inserção da violência nas peças teatrais de tal forma que diversos deles foram criados voltados justamente a estas apresentações específicas, a exemplo dos Hipódromos, campos de corrida em que jóqueis corriam até a morte e as mais famosas das apresentações Romanas, as lutas de Gladiadores.



A era Medieval e suas Peculiaridades

www.fertilmente.com.br - Palco em teatro de rua medieval
Palco em teatro de rua medieval
Já na era medieval os teatros tiveram algumas mudanças importantes, passaram a existir teatros de rua em paralelo aos teatros burgueses, estes teatros de rua por sua vez eram palcos improvisados aonde peças de ventriloquismo, com atores ou até mesmo cantores se apresentavam para o público, eles também passaram a cobrar pagamento por suas apresentações, algo bem diferente das peças Romanas, que eram na maioria das vezes patrocinadas pelos governantes para entreter as massas nas famosas politicas do pão e circo.

A Violência era representada por peças satíricas e comédias vexaminosas, em que as peças, por vezes representavam situações reais, mas de forma humilhante para os personagens, outra característica dos Teatros móveis era que, para maximizar o público, os diretores costumavam se expor em festas, feiras e até durante execuções públicas.

Já os teatros burgueses, que restringiam suas apresentações a nobres, elites e governantes, se tornaram ambientes fechados e sofisticados, peças com temas religiosos eram o foco, com algumas tragédias românticas, a nobreza das guerras, e temas altamente dramáticos e voltados a agradar a massa de nobres que iam assisti-la.



A era Neoclássica e as contenções culturais

www.fertilmente.com.br - Teatro neoclassico de alto padrao
Teatro neoclassico de alto padrao
Os teatros neoclássicos passaram a apresentar Teatros de diversos tipos e tamanhos, os teatros apresentavam estruturas que variavam do luxuoso ao humilde demais, teatros de pequeno porte substituíram em grande parte os teatros de rua, e passaram a ter artistas como ilusionistas e palhaços, a era neoclássica dos teatros trouxe consigo a capitalização e a massificação da cultura do teatro.

Na era Neoclássica os teatros também passaram a apresentar temas muito mais abrangentes e específicos a seu publico alvo, como reveses culturais, críticas as politicas classistas dos nobres em relação ao povo, e principalmente tragédias dramáticas com resultados muitas vezes não interessantes as elites como a relação entre as classes, e o combate a estas desigualdades para os teatros da classe mais popular, e temas mais requintados para os casos dos teatros de alto padrão.
Veja Mais: A Primeira motocicleta do mundo e Como era o treinamento dos Soldados Espartanos e Conheça a origem da Páscoa
Criou-se neste período uma série de regras de conduta para peças de teatro, regras estas muito válidas para os teatros de elite, que tendiam para temas como dramas que discutiam romances e sofrimento, e muito pouco apreciadas pelos teatros populares, que buscavam de certa forma muito mais entreter e animar com comédias esdruxulas e satíricas, iniciando o que alguns autores relatam como sendo a separação da Arte de um lado, e do Entretenimento do outro.




Curiosidades sobre o Teatro no mundo


1 - Antes de se tornar Papa, João Paulo II escreveu uma peça chamada "A Joalheria" que foi executada no Teatro Westminster em 1982


2 - William Shakespeare viveu em uma casa que hoje é o Centro Barbican, um famoso centro de artes Londrino.


3 - Dois acentos são deixados permanentemente em aberto no teatro palacial, estes acentos são reservados para que os fantasmas do teatro também acompanhem as peças.


4 - Walt Disney World na Florida tem registrado em seus camarins aproximadamente 1.2 milhões de fantasias.

SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário