Qual a verdadeira origem da Páscoa?

Qual a verdadeira origem da Páscoa?

Embora seja uma das mais tipicas festas religiosas de nossa sociedade cristã, a Pascoa tem sua origem nas festividades pagãs das tribos da região que abrange a atual Alemanha, França e demais países Nórdicos, estas tribos compartilhavam uma divindade em comum chamada "EE-ah-tra", que com o passar das gerações passou a ser chamada de Eostre, os cultos a esta deusa eram organizados no final do Mês de Março, início da Primavera.
Deusa da Fertilidade, mãe da Páscoa pagã
Deusa da Fertilidade, mãe da Páscoa pagã
Deusa da Fertilidade, do amor e do florescer da vida, seus "simbolos" eram a Lebre (por sua vivacidade e fertilidade) e os ovos, origem da vida. Ovos coloridos eram usados como ornamento nas casas e nos locais de culto da deus, em seus festivais.

Acredita-se que o nome da propria deusa "Eostre" seja inclusive a origem do nome do festival moderno da Páscoa no inglês (Oester), ja a versão em Português Pascoa tem sua origem creditada a palavra Hebraica "Pessach", cujo significado é "passagem", sendo esta origem mais moderna, já referenciando a morte e ascensão de Cristo ao céu.

"Versão" Judaica

A Pascoa também ja constava do calendário de festividades dos Judeus, porém sem nenhum tipo de referência religiosa, era, contudo, a celebração da liberdade dos Judeus após anos de escravidão no antigo Egito.

O Coelho

Existe um leve engano em referenciar o coelho, uma vez que o animal celebrado à época era na verdade a Lebre, o emprego da imagem da Lebrereferenciava ao rápido ciclo de sua gestação, que era de exatamente um mês, coincidindo com os ciclos da Lua cheia.

Na verdade, o animal símbolo da pascoa é a lebre, o coelho acabou sendo uma adaptação moderna
Na verdade, o animal símbolo da pascoa é a lebre, o coelho acabou sendo uma adaptação moderna
Uma vez que o festival da deusa Eostre festejava a vida e a fertilidade, a Lebre acabou sendo um simbolo muito adequado devido a sua alta taxa de natalidade, especialmente se pensarmos que entre os povos da antiguidade taxas de mortalidade infantil eram elevadíssimas, tornando a lebre um animal associado a vida e à abundância.

Existe também uma história associada a própria deusa, a lenda conta que Eostre tinha uma bela ave que um dia se transformou em uma lebre, porém sua alma de ave falava mais forte, fazendo com que o coelho construísse um ninho e o enchesse de ovos.

Os ovos de páscoa

Os ovos sempre foram associados a vida em muitas culturas mundo afora. Da Grécia ao antigo Egito, passando pelos povos nórdicos até a grande nação Chinesa, os ovos eram considerados uma embalagem perfeita tanto para a vida quanto para alimentos, portanto não é de se estranhar que os antigos povos pagãos os usassem como simbolo do inicio da primavera, customizando-os e distribuindo ovos como presente.

Porém a participação dos ovos na Páscoa moderna, de acordo com diversos historiadores, se deve às Cruzadas, que trouxeram esta tradição para a Europa Ocidental de usa-los como presente, na época os monges e os davam pintados de vermelho, representando o sangue de Cristo.

O Chocolate na Páscoa

O Chocolate é um subproduto da invasão dos Europeus às Américas, obtido após o conhecimento ser repassado pelos povos Ameríndios, se tornou um produto muito caro e muito elitizado até meados da década de 60, período em que as grandes produções de Cacau do Brasil e da Africa fizeram seu preço despencar, tornando-o um produto amplamente disponível, sendo então finalmente inserido por completo na páscoa na forma de Ovos de Chocolate.

SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário