Dr. Sergei Brukhonenko e seu Frankenstein Soviético

Dr. Sergei Brukhonenko e seu Frankenstein Soviético

A era da Guerra Fria foi um período de muita controvérsia e também de muitos avanços em diversos campos da ciência e da tecnologia, com a necessidade de desenvolver tecnologias que possibilitassem uma vantagem na eventual Guerra, dinheiro sobrando e muito pouco escrúpulo, diversas pesquisas bastante curiosas e até bizarras foram realizadas neste período.


Poucas porém, tem um grau de bizarrice tão grande quanto as realizadas pelo Dr Sergei Brukhonenko.



Dr. Sergei Brukhonenko 

Brukhonenko era ainda um jovem médico quando entrou para o Instituto de Pesquisa de Cirurgia Experimental Soviético, e teve papel decisivo no desenvolvimento de diversas tecnologias médicas usadas até hoje, participando como membro ativo dos primeiros procedimentos realizados com abertura completa de um coração humano.
www.fertilmente.com.br - Dr. Sergei Brukhonenko e seu Autojektor
Dr. Sergei Brukhonenko e seu AutoJektor

Também fez fama ao desenvolver, construir e utilizar o AutoJektor, o primeiro equipamento a realizar as funções de um coração e pulmões artificiais (Maquina Coração-Pulmão nos dias de hoje).

Mas foi por seus experimentos de ressurreição de organismos vivos que ele recebeu o famoso "Prêmio Lênin", uma das mais altas honrarias Soviéticas oferecidas apenas aos cientistas mais importantes.

O Experimento de ressurreição de Organismos

O Experimento de Ressurreição de Organismos é um vídeo datado de 1940, parte do Arquivo Prelinger, um acervo de filmes oriundos de fontes diversas como filmes caseiros e até documentos oficiais do governo.

www.fertilmente.com.br - Esquema do procedimento de Ressurreição de uma cabeça aplicado nas pesquisas do Dr. Sergei Brukhonenko
Esquema do procedimento de Ressurreição de uma cabeça aplicado nas pesquisas do Dr. Sergei Brukhonenko

O Vídeo em questão detalha o processo de ressurreição de uma cabeça de cachorro decapitada que tem algumas funções restauradas, como paladar, tato, e realiza uma série de movimentos limitados mas que só seriam possíveis no caso de a mesma ter retornado a "vida", ou pelo menos algo próximo a condições similares.




Os procedimentos realizados no vídeo são atribuídos ao Dr. Sergei Brukhonenko e são muito bem detalhados em documentos oficiais do governo Soviético, alguns destes documentos inclusive tendo sido liberados a público pelo governo devido a amplitude dos resultados médicos e científicos.
www.fertilmente.com.br - Cabeça de um animal mantida viva com auxílio do Autojektor, durante os experimentos do Dr. Sergei
Cabeça de um animal mantida viva com auxílio do Autojektor, durante os experimentos do Dr. Sergei

Os experimentos fizeram parte de uma controversa pesquisas médica realizada pelo Institudo de Pesquisas de Cirurgia Experimental da Ex-URSS, e constam como um dos procedimentos mais bizarros, porém de maior resultado científico e médico da Antiga União Soviética, tendo sido base para diversos procedimentos de transplante, manutenção de vida em órgãos para transplante, e principalmente os procedimentos de Respiração e Circulação Artificiais modernos.
Veja Também: 10 navios fantasma reais e Robôs Gigantes: Method e O Robô Cosmonauta Russo que usa pistola

As Quimeras de Sergei Brukhonenko

www.fertilmente.com.br - Cachorro com duas cabeças do Dr. Sergei Brukhonenko
Cachorro com duas cabeças do Dr. Sergei Brukhonenko
Outra parte de sua pesquisa que formou uma linha de pesquisas diferente foram os implantes de cabeças , normalmente utilizando de cachorros, cabeças dos menores eram implantadas em cachorros maiores, criando espécies de Quimeras que tiveram diversos órgãos conectados incluindo Sistemas vasculares, digestivos e até excretor.

Os cachorros quimeras conviviam com as duas cabeças por longos períodos de tempo com relativa saúde, tendo documentos relatando algumas das cobaias tendo sobrevida de meses na condição de Quimera.




O Transplante de cabeças

O Objetivo final de Sergei Brukhonenko seria um transplante completo de cabeças entre corpos, tendo sido alguns experimentos realizados em pequenos macacos, o resultado porém não chegou a ser um completo sucesso nas primeiras experiências, de acordo com os documentos, as cobaias viviam muito pouco tempo (questão de algumas horas) devido ao elevado índice de rejeição dos corpos em relação a cabeça.
www.fertilmente.com.br - Esquema do transplante total de cabeça realizado pelo Dr. Sergei Brukhonenko em macacos
Esquema do transplante total de cabeça realizado pelo Dr. Sergei Brukhonenko em macacos

Outra dificuldade seria a conexão do sistema nervoso, que nunca foi realizada com sucesso pelo Dr. Sergei Brukhonenko.

Dr Frankenstein e o fim de sua pesquisa

Depois de ter diversos resultados de suas pesquisas, e inclusive alguns vídeos divulgados pelo governo Soviético, a comoção pública falou mais alto, levando ao cancelamento oficial das pesquisas do Dr. Sergei Brukhonenko com o uso de cobaias vivas.
Fotografia do Dr. Sergei Brukhonenko

O fato é que mesmo tendo o cancelamento de suas experiências por parte do Governo, Dr. Brukhonenko continuou a realizar suas experiências, porém agora de maneira irregular e não documentada, o que infelizmente não nos deixou muitos documentos com resultados.

Após o cancelamento de suas pesquisas e o posterior alvoroço que tais experiências deixaram na opinião pública, sua imagem passou a ser a de uma espécie de anti-herói, tendo inspirado filmes de terror como Dr. Franskenstein por exemplo.

Faleceu em no dia 20 de Abril de 1960, 10 dias antes de seu aniversário de 70 anos.



Fontes:

http://www.prelinger.com/ (Documentação das experiências de Sergei)
SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário