Conheça os Magnificos Jardins Japoneses

Os Jardins Japoneses 


Jardins Japoneses são considerados na cultura Japonesa como uma forma de arte por si só, e sua existência como forma padronizada e diferenciada de arte data do século 5 (aproximadamente ano 500 d.C), quando os primeiros artistas começaram a desenvolver a arte de maneira profissionalizada

As Origens dos Jardins Japoneses

www.fertilmente.com.br - Templo Ise de 700 a.C. com brita branca ao redor
Templo Ise de 700 a.C. com brita branca ao redor
O inicio da cultura dos Jardins Japoneses se deu quando mercadores Japoneses atravessavam o oceano para fazer comércio com a China, lá, tiveram contato com os jardins Chineses e foram gradualmente aprendendo as sofisticadas técnicas Chinesas de manutenção e cultivo de seus jardins, técnicas estas que foram trazidas para o Japão e adaptadas a suas próprias maneiras e métodos.
O Primeiro território Japonês a adotar a cultura dos Jardins foi a ilha central de Honshu, de lá a cultura se irradiou para todas as outras ilhas da nação.

Em parte, a cultura dos Jardins Japoneses se deve a antiga religião Japonesa Shinto, que desenvolveu seus templos sempre de forma a valorizar a natureza e os aspectos temporais como pedras de aparência antiga, ou arvores com aspecto centenário.

Outro fator crucial para o desenvolvimento da cultura dos Jardins Japoneses são as linhas filosóficas Chinesas do Taoismo e do Budismo. Os seguidores destas filosofias desenvolviam Jardins que buscavam descrever como seria o Paraíso, desta forma, os Jardins Chineses trouxeram técnicas requintadas de transformar bosques em réplicas do Paraíso.




www.fertilmente.com.br - SaiHouji, um jardim de musgo Japonês
SaiHouji, um jardim de musgo Japonês
Estas filosofias Chinesas descreviam o paraíso como uma ilha que existiria no casco de uma tartaruga, a alusão a tartarugas foi transmitida aos Jardins Japoneses na forma de esculturas de pedra de tartaruga muito comuns nestes jardins!


Antiguidade e os Jardins da nobreza

Inicialmente os Jardins Japoneses eram formas de agradar a nobreza, em especial o Imperador Japonês, alguns relatos datados de 500 a.C. a 600 a.C. contam histórias dos dias dos imperadores em gigantescos Jardins Japoneses particulares.

Neste período também diversas delegações Japonesas foram enviadas a China para aprender técnicas de manutenção e construção destes Jardins, foi o início da construção deste pilar cultural dos Japoneses, e uma época de muito intercâmbio entre as culturas.



O Período Hein (800 a.C. até 1200 a.C.)

www.fertilmente.com.br - Templo Byodo-in, templos para a nobreza
Templo Byodo-in, templos para a nobreza
Os Jardins do Período Hein foram divididos em tres tipos diferenciados, cada um com propositos muito especificos, o primeiro seriam os Jardins Palaciais ou Jardins dos Nobres, os Jardins das Vilas que se localizavam nas periferias da cidade e os Jardins dos Templos voltados a divindades.

Estes Jardins seguiam técnicas específicas de construção e desenvolvimento Chinesas, em especial filosofias como Fenj-Chui foram usadas como livros de práticas obrigatórias para estas construções.
O primeiro livro inteiramente Japonês voltado a arte do Jardim Japonês se chamava Sakuteiki (Registros de Manutenção de Jardins), e data do final do século 11.

1200 a.C. a 1570 a.C. e a Guerra Civil Japonesa 

Durante este período o Imperador Japonês perdera seu poder sobre o país, se tornando apenas uma figura religiosa e cultural, o poder real estava nas mãos dos Shoguns, ou Generais, que em sua disputa por poder levaram o país a beira da Guerra Civil.
www.fertilmente.com.br - Kinkakuji o Pavilhão Dourado em estilo de construção Chinesa
Kinkakuji o Pavilhão Dourado em estilo de construção Chinesa
Em meio as mudanças da Guerra Civil Japonesa, as relações com a China (Que haviam sido cortadas em meados de 900 a.C). foram restabelecidas, criando um intercâmbio de monges de ambas as nações.

Este intercambio trouxe uma mudança significativa para a construção dos Jardins Japoneses, na medida que os monges traziam consigo uma nova forma de Budismo, o Budismo Zen, que era muito focado na Meditação e no auto-conhecimento.

www.fertilmente.com.br - Ryoan Ji, o Jardim de Pedra do estilo Zen Budista
Ryoan Ji, o Jardim de Pedra do estilo Zen Budista
Foi durante este tempo que um novo estilo de Jardim Japonês foi criado, seriam os Jardins de Pedra, destinados a favorecer a meditação, estes Jardins eram basicamente estéreis de vida, e sua função seria justamente criar ambientes propícios a meditação.





Período Edo

O Período Edo foi a vitoria do Clan Tokugawa sobre os demais, o que trouxe paz para as ilhas Japonesas e também fortaleceu a cultura do país de uma forma muito mais drástica.

www.fertilmente.com.br - Jardim Imperial Katsura, Jardins muito grandes e rústicos marcam o período Edo
Jardim Imperial Katsura, Jardins muito grandes e rústicos marcam o período Edo
Os Jardins Japoneses do período Edo já não teriam os mesmos níveis de sofisticação dos detalhes, valorizando mais a simplicidade e a beleza dos Jardins sobre aspectos como acabamento e construção.

Outra característica dos Jardins da época esta no seu tamanho, sendo os Jardins Japoneses do Período Edo os maiores ja criados até então.
A aplicação do conceito Shakkei (incorporação do cenário) também foi aplicado fortemente nestes Jardins, o que significaria que o panorama de fundo, e os arredores destes Jardins deveriam estar em harmonia com o Jardim em si.


Os Jardins Japoneses modernos

www.fertilmente.com.br - Jardim Awaji Yumebutai e elementos modernos dos novos Jardins
Jardim Awaji Yumebutai e elementos modernos dos novos Jardins
Em nosso período os Jardins Japoneses se apossaram de técnicas construtivas e conceitos mais avançados para trazer não apenas os benefícios sociais e culturais, mas também estética, com inovações e diferenciações drásticas em relação a seus antecessores.


O uso de concreto, aço e conceitos mais psicodélicos são empregados nos jardins modernos, trazendo um grau de modernidade ainda não vistos nos Jardins Japoneses anteriores.

www.fertilmente.com.br - Awaji yumebutai também é outro representante dos modernos Jardins
Awaji yumebutai também é outro representante dos modernos Jardins
O grande grau de inovações inseridas nos Jardins Japoneses| demonstra de certa forma que os Japoneses nunca erraram ao usar estas obras como demonstração de que tudo é passageiro, até mesmo técnicas c de como centenárias construir Jardins Japoneses.

Fonte: 
SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário