25 fotos que marcaram uma geração

Que a fotografia mudou o mundo não existe dúvidas, mas existem algumas fotos que fizeram e ainda fazem história, e são usadas como símbolo de uma época um de um acontecimento, marcantes como são, entraram nesta lista das 25 fotos que marcaram nossa geração.

O Fotografo Eisenstaedt's fotografou um Marinhairo beijando uma enfermeira na Times Square que acabou virando um simbolo do final da Segunda Guerra, anos depois um livre foi lançado que identificou o casal, era o Karinheiro George Mendonsa e a enfermeira Greta Zimmer Friedman, de acordo com Greta, ela foi pega de surpresa pelo Marinheiro.



Os Bombeiros George Johnson, Dan McWilliams e Billy Eisengrein hasteiam a bandeira Norte Americana no marco zero do World Trade Center em Nova Iorque após o ataque terrorista de 11 de Setembro de 2001. A cena foi imortalizada pelo fotografo Thomas E. Franklin.




No aniversário de 72 anos de Albert Einstein, o cientista ja cansado de sorrir colocou a lingua para a foto e criou a imagem mais famosa de sua persona, ele gostou tanto da foto que pediu nove copias da mesma, e autografou uma delas, que foi vendida por mais de U$ 74.000 dólares em 2009.




Esta foto foi tirada no sul do Sudão, trouxe além de atenção mundial muitas criticas ao fotógrafo, a foto foi tirada ao lado de um centro de distribuição de alimentos, depois que ele espantou um abutre que estava rondando a criança. O Fotógrafo ganhou um Pilitzer pela foto, mas cometeu suicidio meses depois, ele ja estava lutando contra a depressão a algum tempo.




Dois dias depois da morte de John F. Kennedy ser morto em 1963, o dono de um clube noturno de Dallas, Jack Ruby assassinou o principal suspeito da morte, Lee Harvey Oswald, a morte foi flagrada pelo fotógrafo Robert H. Jackson, que ganhou um Pulitzer pela imagem, Ruby foi culpado de assassinato, apelou mas morreu antes de um novo julgamento.




Em 1937 Sam Shere fotografou o momento em que o famoso Hindenburg caiu ao chão em chamas em Nova Jersey, o acidente matou 36 pessoas e encerrou a era de ouro do Dirigivel, a partir desta data não mais se considerava o uso destas aeronaves para o transporte de passageiros.




O Atentado ao prédio federal em Oklahoma também criou um símbolo, o Fotografo Charles Porter fotografou o bombeiro Chris Fields sair dos escombros com o bebê de 1 ano de idade Baylee Almon, pela foto Charles ganhou um Pulitzer e criou um símbolo do atentado que acabou com 168 vidas.


Bill Clinton e Monica Lewinski

Presidente Bill Clinton abraça Monica Lewinsky em um evento para arrecadação de fundos em Washington. A relação dos dois ainda não era pública. Quando a relação foi descoberta o fotografo Dirck Halstead reconheceu a foto de seu arquivo e a vendeu para a Time, que a usou como capa da revista, culminando no Impeachment de Bill Clinton.



Ò Fotógrafo Nick Ut capturou a imagem que virou simbolo da guerra do Vietnam de 1972, a Sul Vietnamita de nove anos Kim Phuc tirou suas roupas que estavam pegando fogo enquanto corria de um ataque a bomba de Napalm, a imagem contribuiu para apresentar o sofrimento da guerra aos Norte Americanos. Depois de tirar a foto, Ut levou a criança para o hospital em Saigon.



O fotografo Alberto Korda fotografou Che Guevara em 1960 em um memorial a vitimas da explosão de La Coubre em Havana, Cuba. A foto, entitulada "Guerrilheiro Heróico" foi espalhada mundo afora, depois de tomar seu aspecto "artistico" foi estampada em camisetas e bandeiras, se tornando simbolo da revolta contra o capitalismo nas décadas seguintes.




Presidente Barack Obama e o time de segurança da Casa Branca monitoram as ações dos SEALs que mataram Osama Bin Laden em 2011, uma das "vitórias" Norte Americanas em sua Guerra contra o Terrorismo mundial.




Uma das imagens mais chocantes para os EUA foi a imagem desta mãe com seus filhos, trada em 1936 foi um dos icones da grande depressão Americana, a fotografa Dorothea Lange tirava fotos de imigrantes e "refugiados" do desemprego que se amontoavam aos montes nas grandes cidades.




Cinquenta anos depois de sua morte, Marilyn Monroe ainda é um dos maiores e mais adorados simbolos sexuais de Hollywood. Esta imagem que a imortalizou foi tirada em 1954, Semanas depois desta foto Monroe e seu marido à epoca, Joe DiMaggio se divorciaram. Ele, obviamente, não gostou desta foto.




O Fotografo John Tlumacki flagra o momento em que o corredor de 78 anos Bill Iffrig é arremessado para trás pela explosão de uma bomba no atentado da Maratona de Boston, o atentado deixou tres mortos e mais de 100 feridos.



Atletas Tommie Smith (Centro) e John Carlos levantam suas mãos enquanto o hino nacional dos EUA toca na cerimônia das olimpíadas de Verão de 1968 na Cidade do México, Sua saudação Black Power se torna mundialmente famosa como um símbolo da luta pela igualdade entre brancos e negros.Seu colega de Pódio Australiano, Peter Norman expressou também seu apoio na luta vestindo um crachá do Projeto Olímpico para os Direitos Humanos.




Mary ann Vecchio grita sobre o corpo de Jeffrey Miller durante protesto contra a Guerra do Vietnam na universidade Estadual de Kent. O aluno foi baleado pela guarda nacional de Ohio quando os soldados atiraram contra a multidão de protestantes, matando quatro estudantes e ferindo outros nove.




Durante uma investida a uma casa por agentes federais no ano de 2000, Elian Gonzalez de 6 anos e um homem que ajudou a resgatar o garoto durante sua entrada ilegal nos EUA, o garoto viu sua mãe se afogar no mar, e acabou sendo "adotado" por outro imigrante, entretanto devido a leis internacionais, o Garoto teria de ser mandado de volta para seu pai em Cuba. O fotógrafo, Alan Diaz depois descreveu o momento "O choro que ouvi naquele dia nunca havia ouvido na vida", Diaz declarou uma década depois "Um choro daqueles atormenta qualquer um para sempre". Diaz levou um Pulitzer pela foto.




A foto tirada por Yousuf Karsh em 1941 do à época Primeiro Ministro Winston Churchill foi amplamente divulgada mundo afora, foi também capa da revista Life, e consolidou sua imagem como um "Leão Rugindo", em 2013 o banco da Inglaterra anunciou que a foto seria usada para estampar a nota de 5 libras.


Robert Capa ficou famoso por uma foto de 1936 em que um soldado é fotografado no momento de sua morte durante a guerra civil Espanhola, a imagem foi posta em dúvida diversas vezes, mas o centro Internacional de Fotografia em Nova Iorque entre outros defendem até hoje a imagem, "O soldado caindo" é uma das fotos mais famosas sobre cenas de guerra.




No momento do tiroteio da escola elementar de Sandy Hook, o jornalista presenciou a policia escoltando crianças para fora da escola, em Newtown, Connecticut. A foto tirada por ele foi capa de Jornais, Revistas e Website em todo o mundo





Richard Drew capturou a imagem de um homem caindo do Word Trade Center de Nova Iorque durante os atentados de 11 de Setembro de 2001, a publicação da foto gerou bastante discussão a cerca da necessidade de publicar tal foto, é estimado que cerca de 200 pessoas pularam dos dois edifícios para fugir da morte por queimadura que o incêndio no edifício causaria.





Durante a guerra do Vietnam, Eddie Adams fotografou o General nguyen Ngoc Loan, um chefe de policia Sul Vietnamita executando um suspeito Viet Cong (Inimigo na guerra civil), em Saigon durante os primeiros estagios da ofensica Tet em 1968. Adams depois lamentou o impacto que a imagem gerou na vida do Gen. Nguyen e sua família, ele mais tarde declarou "Não estou dizendo que o que ele fez foi certo" , "Mas você precisa se colocar na posição dele", A imagem também foi ganhadora de um Pulitzer.



Um prisioneiro sob custódia do exército Norte Americano permanece sobre uma caixa com fios elétricos conectados a seus dedos, a imagem virou simbolo de Abu Ghraib e do abuso exercido pelos soldados dentro das prisões militares Norte Americanas.




Joe Rosenthal levanta a bandeira Norte Americana na ilha Japonesa de Iwo Jima durante a segunda Grande Guerra, a imagem é uma das mais famosas imagens da segunda guerra e se tornou de certa forma um dos símbolos da intervenção Norte Americana no Japão.




Depois de uma "batida policial" que resultou na morte de centenas de estudantes durante protestos em Beijing, um protestante Chines solitário para em frente a uma linha de tanques de guerra do exército da Libertação da China na Tiananmen Squarein em 1989. pelo menos cinco fotografos flagraram a cena que virou símbolo máximo do desafio à opressão. Charlie Cole, trabalhando para o Newsweek ganhou um premio World Press Photo pela sua versão da imagem, A identidade e o destino do "Homem do Tanque" até hoje é desconhecida.





SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário