Este homem sobreviveu a duas bombas atômicas

Este homem sobreviveu a duas bombas atômicas 

Poucos seres vivos sobreviveriam a um ataque nuclear (Tardígrado e talvez a barata), mas apenas um conseguiria sobreviver a dois ataques nucleares, e o nome dele era Tsutomu Yamaguchi.

Tsutomu Yamaguchi

www.fertilmente.com.br - Tsutomu Yamaguchi dando entrevista
Tsutomu Yamaguchi dando entrevista
Nascido em Nagasaki em 1916, residiu nesta cidade durante toda sua vida. Estudou para se tornar engenheiro Naval, vindo a trabalhar na renomada Mitsubishi desenhando navios petroleiro, mas foi por sua capacidade de sobrevivência e não por seu conhecimento de engenharia que Tsutomo Yamaguchi se tornou mundialmente conhecido.



Bombardeio de Hiroshima

www.fertilmente.com.br - Reprodução do ataque atômico a Hiroshima, o mais destrutivo dos dois ataques nucleares efetuados ao Japão
Reprodução do ataque atômico a Hiroshima, o mais destrutivo dos dois ataques nucleares efetuados ao Japão - Fonte:BBC
Devido a seu trabalho nos estaleiros Mitsubishi, Yamaguchi estava a cerca de três meses na cidade de Hiroshima a negócios, entretanto, sua rotina de trabalho foi quebrada conforme relatou em uma entrevista dada ao jornal The Times inglês.

"Era um dia muito claro, um dia realmente bonito, nada de incomum. Eu estava de bom humor" 
ele disse: 
"Conforme eu andava, ouvi o som de um avião, e apenas um, olhei para cima e era um B-29, de repende ele soltou dois paraquedas enquanto eu olhava para o alto e, de repente ... um flash forte, uma grande explosão, e eu fui arremessado longe"
O avião era o Enola Gay, e o paraquedas a primeira bomba nuclear lançada contra o Japão, a Little Boy. A explosão deixou Yamaguchi surdo de um ouvido, temporariamente cego e com queimaduras fortes do lado esquerdo do corpo.
Após passar a noite em um abrigo de segurança com outros sobreviventes, foi enviado para sua cidade para se recuperar.

Bombardeio de Nagasaki

Como residia em Nagasaki, foi enviado para sua casa para receber o devido tratamento médico e claro, se recuperar, mas.... nãããoooo...

www.fertilmente.com.br - Ataque a Nagasaki ocorreu três dias depois de Hiroshima
Ataque a Nagasaki ocorreu três dias depois de Hiroshima
Três dias após lançada a bomba de Hiroshima, Tsutomo Yamaguchi ja havia recebido atendimento médico e mesmo sem condições, foi trabalhar.

E foi enquanto descrevia o ocorrido para seu superior no trabalho que o bombardeiro Americano Bockscar lançou a segunda bomba nuclear, o Fat Man, sobre o Japão na cidade de... Nagasaki.

Yamaguchi sofreu as sequelas das duas bombar durante toda sua vida, surdo do ouvido esquerdo, problemas de visão e uma série de problemas imunológicos o acompanharam até o fim de sua vida.



Após as bombas e sua morte

Tsutomo Yamaguchi se tornou famoso, e usou sua fama para defender o fim do uso e da produção de armas nucleares, também passou o resto de sua vida lutando contra diversos tipos de Canceres, vindo a falecer em 2010 de um câncer estomacal na cidade de Nagasaki com 93 anos de idade.
Além de deter o record de pessoa que mais sobreviveu a ataques nucleares, também recebeu o título de hibakusha, ou sobrevivente dos ataques nucleares, como parte de seu reconhecimento também teve tratamento garantido por toda sua vida, e conseguiu ter uma sobrevida fora do normal para sobreviventes dos ataques.

Fonte:



SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário