Marte: As missões que exploraram e ainda exploram o Planeta Vermelho!

As missões que exploraram e ainda exploram o Planeta Vermelho!?

O Planeta Vermelho

www.fertilmente.com.br - Conheça as missões que exploram Marte até hoje!




Marte! O Deus da Guerra Romano, é hoje um dos principais alvos de praticamente todas as agências espaciais do mundo, o planeta mais próximo do nosso, é também um planeta dos menos "Hostis", com uma atmosfera fina e solo seco com muitas rochas e areia rico em óxido de ferro (Daí sua coloração avermelhada), Marte mantém a imaginação fértil de ufólogos e ufologistas, além de ser tema de praticamente metade dos filmes de alienígena produzidos por Hollywood.


Explore você o planeta vermelho! clique aqui o explore pelo Google Marte!

Uma vez descrito como um potencial hospedeiro de vida, hoje sabemos que as coisas não são bem assim, um vasto porém árido deserto é o que sobrou do planeta que outrora acredita-se, já tenha possuído água liquida e em condições de pelo menos, manter água liquida, fator considerado hoje decisivo para a proliferação da vida.



Quantas missões já foram enviadas para Marte ?

Marte foi sem sombra de dúvidas o planeta mais explorado em nosso sistema solar, tendo recebido a grande maioria das missões robóticas de exploração, de acordo com a NASA (Agência Espacial Norte Americana) o planeta já foi alvo de pelo menos 42 missões por parte de agências espaciais no mundo todo, entretanto só uma fração delas conseguiu, de fato, algum tipo de sucesso!

A Primeira missão foi enviada em 1960,  a KORABL Soviética falhou, mas foi a primeira tentativa de enviar uma missão robotizada ao Planeta Vermelho, para se ter uma ideia, foi neste que nasceu a banda Beatles, que viria a ser um sucesso estrondoso nos anos 60

Atualmente, apenas 8 missões estão ativas no Planeta Vermelho, todas elas operadas ou com grande participação da NASA, sendo elas:


Mars Odyssey Orbiter - 2001 

www.fertilmente.com.br - Mars Odyssey Orbiter, a missão que estuda o relevo de Marte enviada em 2001
Mars Odyssey Orbiter lançado em 2001
Mais longeva das missões ainda em operação, estuda o relevo e a composição atmosférica do Planeta Vermelho.


Spirit e Opportunity - 2003 

www.fertilmente.com.br - Spirit e Opportunity, a missão de robôs Gêmeos que estuda o solo e o relevo de Marte
Spirit e Opportunity são sondas irmãs enviadas com diferença de meses ao planeta vermelho, cada uma pousou em um lado de Marte.
O Spirit e o Opportunity são robôs móveis, projetados para estudos superficiais do planeta vermelho, continuam operacionais até os dias de hoje enviando análises e fotos da superfície de Marte.

Mars Express Orbiter - 2003


www.fertilmente.com.br - Mars Express Orbiter, missão conjunta que estuda os polos de marte em busca de padrões meteorológicos
Mars Express Orbiter, sonda conjunta das agências Americanas, Européia e Italiana

Lançada em 2003, a Mars Express Orbiter é uma ação conjunta com as agências espaciais NASA, a Agência Espacial Européia e a Agencia espacial Italiana, sua função é estudar especificamente os polos do planeta vermelho.


Mars Reconnaissance Orbiter - 2005

'
www.fertilmente.com.br - Mars Reconnaissance Orbiter possui as câmeras mais poderosas ja enviadas a marte
Mars Reconnassaince Orbiter é o olho de águia da terra sobre Marte
Enviado em 2005, possui a câmera mais poderosas já enviada a Marte até a data, responsável por grande parte do mapeamento fotográfico de Marte




Mars Science Laboratory - 2011

www.fertilmente.com.br - Mars Science Laboratory é a missão com a instrumentação mais completa ja enviada a Marte
Mars Science Laboratory de 2011
É o robô móvel mais avançado já enviado a Marte, possui instrumentos científicos delicados, é considerado por muitos um laboratório completo.


MAVEN - Mars Atmospheric and Volatile Evolution - 2013

www.fertilmente.com.br - MAVEN é parte de um programa internacional que busca descobrir se ja houve vida em marte
MAVEN em ilustração, enviado em 2013
MAVEN é uma espécie de missão low-cost da NASA, seu objetivo é estudar a velocidade com que Marte perde sua fina e frágil atmosfera.



Exo Mars Orbiter - 2016


www.fertilmente.com.br - Exo Mars é uma missão internacional liderada pelos Russos com objetivo de descobrir se ja existiram condições de Marte hospodar a vida
Exo Mars é uma ousada iniciativa de
diversas agências espaciais juntas
A única das missões em que os Russos participam. é também uma missão operada pela agência Européia e NASA, seu objetivo é estudar se existiu em algum momento a possibilidade de haver vida no Planeta Vermelho.


Fonte:


NASA - Lista de Missões a Marte
Wikipedia - Marte (Planeta)



SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário