27/03 - No dia do Teatro, conheça a história dele!

A História do teatro é difícil de ser definida, uma vez que a sociedade humana sempre teve rituais e eventos que de certa forma misturavam o ritual com o lúdico criando eventos e festivais. Entretanto para nossa sociedade moderna, o teatro é definido como apresentações que tendem a representar histórias, sejam elas reais ou imaginadas.

O Teatro como o conhecemos hoje teve sua origem na Grécia Clássica, com as famosas Tragédias Gregas ou Tragédias Atenienses, elas eram executadas nos Anfiteatros que constituíam-se de um palco com arquibancadas em formato circular e crescente.

Estas estruturas eram usadas para diversas atividades culturais e religiosas como cerimônias, funerais e principalmente, teatro.


A Crescente influência Grega fez com que os Teatros abertos e circulares espalhassem por diversas culturas, gerando um herdeiro de grande peso e influencia, os Romanos.

Como uma nação de conquistadores, os Romanos espalharam a cultura dos teatros Romanos por todos os povos que conquistaram, muito similar com os teatros Gregos em alguns aspectos, o Romanos inseriram uma série de artifícios para poder aproveitar melhor estas estruturas, túneis sob o palco, telhados de tecido e diversas outras facilidades foram inseridas nos teatros Romanos visando maximizar o uso destas estruturas, que ficaram muito famosas por abrigar também as sangrentas batalhas dos gladiadores.

Já na era medieval os teatros tiveram algumas mudanças importantes, passaram a existir teatros de rua em paralelo aos teatros burgueses, estes teatros de rua por sua vez eram palcos aonde peças de ventriloquismo, com atores ou até mesmo cantores se apresentavam para o público, eles também passaram a cobrar pagamento por suas apresentações, por vezes construíam seus palcos próximos a execuções de condenados, satirizando suas mortes ou suas histórias.



Os teatros neoclássicos passaram a apresentar Teatros de diversos tipos e tamanhos, uma vez que passaram a ter estruturas que cobravam entrada por seus espetáculos, os teatros apresentavam estruturas que variavam do luxuoso ao humilde demais, teatros de pequeno porte passaram a ter artistas como ilusionistas e palhaços, a era neoclássica dos teatros trouxe consigo a capitalização e a massificação da cultura do teatro.



Curiosidades sobre o Teatro no mundo


1 - Antes de se tornar Papa, João Paulo II escreveu uma peça chamada "A Joalheria" que foi executada no Teatro Westminster em 1982


2 - William Shakespeare viveu em uma casa que hoje é o Centro Barbican, um famoso centro de artes Londrino.


3 - Dois acentos são deixados permanentemente em aberto no teatro palacial, estes acentos são reservados para que os fantasmas do teatro também acompanhem as peças.


4 - Walt Disney World na Florida tem registrado em seus camarins aproximadamente 1.2 milhões de fantasias.

SHARE

About Autor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário